Hello mamães, tudo bem?!
Hoje eu, Thay, vim aqui conversar com vocês diretamente de mãe pra mãe. Eu sei que cada corpo é um corpo, e cada gestação é MUITO diferente, e são únicas de verdade. Porém, tem algumas coisas (várias delas), que acabam se assemelhando entre uma mãe e outra, e o assunto que viemos conversar hoje é justamente algo que é bem comum nesse período pós-parto, e que acaba se tornando um detalhe pequeno, porém, assustador para muitas mulheres.
Confesso que eu nunca lidei bem com isso: a famosa diástase! E até pouco tempo, eu não sabia o que era, o porque e como resolver.
Pra resumir, de forma bem curta e rápida, a diástase é um afastamento dos músculos abdominais, causados pelo crescimento do útero, para a formação do nosso bebesinho! Ou seja, é além de comum, normal! Mas que, esteticamente, acaba nos incomodando, baixando a nossa autoestima, e principalmente, contribuindo para o surgimento de desconfortos nas costas e pernas.
Algumas ações podem auxiliar na prevenção da diástase durante o período gestacional, como: realizar atividade física orientada e moderada e se preparar para um intervalo de tempo de 2 anos entre uma gestação e outra. Mamães de gestações múltiplas, com bebês grandes e/ou com excessivo ganho de peso, têm uma pré-disposição maior para adquirirem a diástase também.
Apesar disso, em torno de 2 à 6 meses pós parto, o músculo deve se reajustar e voltar ao lugar. Em alguns casos, isso não acontece sozinho (o meu caso!), e fortalecer essa região abdominal e pélvica com exercícios físicos, é a melhor alternativa, além claro, de tratamentos estéticos. Buscar um fisioterapeuta e profissional físico, é indispensável para o sucesso no resultado!
Mas gente, sério, preocupações em exagero! O seu pacotinho de amor está agora nos seus braços, e todo o esforço que seu corpo físico e o seu psicológico fizeram por você e para ele, valeu cada minuto. Não há um corpo perfeito que valha mais que a vida que você gerou! Não deve existir comparações, brigas com o espelho e principalmente a desistência de ser feliz. Pode ser sim que você nunca mais volte a ser como antes, até porque agora, você sabe que pode muito mais, e já comprovou que nada é tão importante quanto amor de mãe. Então não fique se cobrando, porque você já é melhor do que foi ontem e cresceu tanto, você se percebeu, guerreira?! AME ele, AME você, não se anule e brilhe muito!
Com amor,
Thay!